[Resenha] De repente acontece, de Susane Colasanti @Novo Conceito

  • 17:07
  • 08 maio 2016
  • Título: De repente acontece
    Autor: Susana Colasanti
    Lançamento: 2014
    Páginas: 288
    Gênero: Young Adult
    Editora: Novo Conceito
    Sinopse: De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe.Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos.Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de De repente acontece.Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a suamelhor amiga!
    O ENREDO
    Sara é uma adolescente de 16 anos bastante comum, para não dizer nerd já que gosta muito de estudar. Por isso ela anseia por mudanças em sua rotina escolar e dentre todas as coisas que ela quer, ela deseja um namorado e ele não pode ser qualquer um, ele tem que ser Dave: o astro do time de basquete. Tobey é um garoto da mesma escola de Sara, mas ao contrário da moça que estuda bastante, ele pouco se preocupa já que pensa que faculdade é uma perda de tempo. Tudo o que precisa no momento é que sua banda vença a Batalha das Bandas e que Sara enfim note ele já que vem gostando dela o verão inteiro.

    Mas como Sara está completamente envolvida por Dave, que acaba de chamá-la para sair, Tobey esboça um plano para conseguir enfim conquistá-la. E quem poderia resistir aquele olhos incríveis e azuis que ele possui? É o que ele precisa provar para Sara se quiser realmente ficar com ela.

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA OBRA
    Como já havia lido dois livros da Susane Colasanti, eu pensei que esse livro seria super bem elaborado e por isso resolvi comprar logo para ler. Mas assim que terminei a leitura, percebi que o livro não tem nada demais. Poderia até ser considerado bobo por ser tão simples e tão sem graça, um completo clichê. Mas como gosto de livros do mesmo gênero, resolvi me aventurar pela história e apesar da mesmice e de nada realmente importante ter acontecido, torci bastante para que Tobey e Sara ficassem juntos.

    Sara é uma garota nerd, tira sempre notas boas e como qualquer adolescente, ela quer um namorado. Tobey é o extremo oposto. Com aparência de roqueiro, ele não liga para os estudos e no máximo suas notas estão entre B e C. Ele é guitarrista de uma banda e deseja muito que ela ganhe a Batalha das Bandas que ocorrerá na escola, enquanto isso, ele espera conseguir namorar Sara, por quem se viu completamente apaixonado. Acontece que Sara começa a sair com Dave, uma grande babaca na opinião de Tobey, mas na dela O Príncipe Encantado. E para conseguir ficar com ela, Tobey elabora vários planos e com a ajuda de seus dois amigos Josh e Mike, ele tenta conquistar ela.

    Sara é uma menina muito parecida comigo e por isso gostei tanto dela. Calma, estudiosa e sonhadora, ela vê em Dave tudo o que precisa em um namorado, mas aos poucos ela vai percebendo que Dave não é tão interessante assim e que Tobey está interessado nela. Aos poucos os dois vão se conhecendo mais e mais e Sara percebe que está apaixonada por Tobey, e melhor ainda, está sendo correspondida. O livro gira em torno do relacionamento de ambos que seria completamente improvável, mas ambos logo vão percebendo que tem muitas coisas em comum e aos poucos os questionamentos como ciúme, sexo e futuro vão começar a mexer com a relação do casal.

    Eu adorei como a autora desenvolveu a história, que foi de forma sutil e bem simples, narrando o dia a dia de ambos os protagonistas. O livro também foi desenvolvido dessa maneira, por isso são capítulos intercalados entre Sara e Tobey onde cada um narra seu ponto de vista de uma mesma situação. Gostei muito de Tobey, ele apesar de ser muito indiferente aos estudos, provou que se quiser pode realmente se interessar pelas coisas importantes. Apesar do livro ter sido todo muito bobo, eu gostei muito da naturalidade das coisas. Não aguentava mais ler livros dramáticos, precisava ler algo calmo e convidativo, e De repente acontece se mostrou uma ótima leitura para tal.

    CRÍTICAS E CONCLUSÕES
    Apesar de não ter nada mais elaborado no enredo, o livro me encantou pela simplicidade das coisas que foram transmitidas. Eu adorei a forma como a autora criou todas as inseguranças dos personagens, de forma que podemos nos identificar com eles. Gostei de cada parte da história, ainda mais porque os capítulos foram alternados, mostrando um ponto de vista diferente de uma mesma coisa, que me fez rir demais em certas situações. Esse é um livro ótimo para sair da ressaca literária, então se você precisa de algo assim, esse é o livro certo.




    Comentário(s)
    2 Comentário(s)
    Jéssica Melo 8.5.16

    Olá Miriã, eu adoro romances bobinhos que nem esse para ler entre outras leituras pesadas então adorei a dica, parece ser bem o clichê de livros desse estilo e com um enredo bem simples, mas mesmo assim deve ser um amorzinho de lê-lo *-* Adorei sua resenha.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    É realmente um amorzinho lê-lo, a leitura fluiu muito facilmente e eu adorei cada instante, apesar de ter esperado bem mais.
    Beijos!

    Tecnologia do Blogger.